segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Portinari para todos


Com interface inovadora e conteúdo totalmente acessível ao público, novo Portal possui todas as obras de Candido Portinari


Democratizar a obra de Candido Portinari. Esta é a principal proposta do novo Portal do Projeto Portinari -- www.portinari.org.br --, o qual está no ar desde o dia 21 de fevereiro de 2013. Fruto de mais de 30 anos de pesquisa e uma catalogação minuciosa sobre a obra do pintor, sua vida e época, o Portal Portinari agrega a este complexo conteúdo, totalmente disponível na web, uma interface inovadora, que explora as tecnologias disponíveis para propor uma navegabilidade mais a cessível e lúdica para o grande público.

De acordo com o Professor João Candido Portinari, Fundador e Diretor Geral do Projeto Portinari, mais de 95% das obras de Portinari estão inacessíveis à vista pública, pois pertencem a coleções privadas. “Sempre sonhei em disponibilizar as obras ao maior número possível de pessoas. A obra de Portinari carrega mensagens éticas e de valores humanos em prol da paz, retrata a vida, alma e o povo brasileiro. No início, há 33 anos, não havia tecnologia para isso. Hoje, novas ferramentas nos permitem disponibilizar esse conteúdo a todas as pessoas. Batizamos esse ideal de ‘Portinari para todos’. No novo Portal, os usuários – crianças, jovens, estudantes, professores, pesquisadores, curiosos ou simplesmente amantes da arte – poderão navegar brincando”, afirmou o Professor João Candido.

O novo Portal acessa diretamente todo o acervo do Projeto Portinari, uma complexa base de dados com cerca de 30 mil itens relacionados, entre obras, cartas, fotografias, periódicos, depoimentos, que se referem não só a Portinari como também a seus contemporâneos – Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Luís Carlos Prestes, Afonso Arinos, entre outros.

A empresa mantenedora do Projeto Portinari -- a Queiroz Galvão Exploração e Produção -- sente-se honrada por participar como patrocinadora do desenvolvimento do Portal. Segundo Lincoln Rumenos Guardado, CEO da QGEP, a educação é uma das linhas de priorização dentro da companhia. “É com muito orgulho que participamos do processo de criação deste Portal, que leva as obras de Portinari a um publico ainda maior. Este site é um projeto inovador e pioneiro, que amplia o acesso dos jovens à cultura e à educação. Não tínhamos como não participar desta iniciativa, uma vez que a disseminação da educação é um dos nossos principais objetivos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário